sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vagões Torpedo

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Definição:

Vagões Torpedo ou "Torpedo Cars" em Inglês, são vagões utilizados para transportar metal fundido (Derretido/líquido). Eles se assemelham muito a vagões tanque, afinal, o melhor meio de se transportar algo líquido, é neste tipo de recipiente.








História:


Em 1969, pela primeira vez durante uma apreciável distância na British Railways, um serviço diário de comboios transportando metal quente foi introduzido entre Tees-lateral e a Northwest Durham.O projeto, planejado pela Iron & Steel Division of the Northern & Tubes Group of the British Steel Corporation , em cooperação com a BR, fornece ferro necessário para manter a produção de aço, enquanto altos fornos estão sendo reconstruídos, e, em última análise, garantir todo o potencial de produção.
Cada carro foi desenvolvido em 14 eixos e pesava aproximadamente 241 toneladas em carga plena. O comprimento total foi de 84 pés. Cada vaso foi fechado com uma tampa especial e teve umas 15 polegadas na camada de isolamento. A camada exterior do vagão foi ainda protegida por uma chapa de aço.
No Brasil, quem usa desses vagões é a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)


Como funciona:
O princípio de funcionamento é muito simples..
Ele nescessita de um sistema de aquecimento que mantém o metal no estado líquido!
O vagão é revestido com uma camada de refratário, que é um material que absorve calor, e depois o devolve de volta ao material de qual absorveu, ou seja, o refratário armazena calor que ao longo da viagem vai sendo transmitido ao material fundido, mantendo então o metal sempre no estado líquido. Utilizando esse conjunto de sistemas, é possível então, fazer todo o transporte sem que ocorra uma queda brusca de temperatura no material transportado.




Inovações:
A CSN fez modificações nos refratários cerâmicos utilizados pelas siderúrgicas para produzir aço, que resultaram em significativa economia para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda (RJ). A empresa já economiza US$ 6 milhões por ano com as mudanças feitas no vagão.
A novidade que levou a CSN a economizar US$ 6 milhões por ano foi o desenvolvimento de um isolante cerâmico colocado entre a carcaça de metal e o refratário cerâmico do carro e uma tampa, também de cerâmica, que proporcionaram um ganho de 40° Celsius, perdidos anteriormente durante o transporte entre os altos-fornos e o conversor. Conversor é o equipamento utilizado para transformação do gusa em aço pela adição de oxigênio que reage com carbono formando dióxido de carbono. Isso significa que o gusa pode ser feito em uma temperatura menor. “Dessa forma, utiliza-se menos o carvão coque, o que representa um ganho econômico, embora pequeno, porque esse combustível é barato. O ganho mesmo está no fato de que o carro torpedo pode andar mais rápido porque não há perda de temperatura”.

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